10 maio 2016

Com o inverno se aproximando devemos prestar atenção aos gastos com energia elétrica. Nesta época do ano, o uso de aquecedores, secadoras de roupas ou chuveiros tem um aumento considerável, elevando a conta de luz nessa estação. Para que você não tome um susto com a conta no fim do mês, separamos algumas dicas que além de reduzir os gastos na conta de luz ajudam a preservar o meio ambiente e diminuir o impacto na natureza.

Acumule roupa suja

Com o tempo frio fica mais difícil secar as roupas e o uso da secadora aumenta. O aparelho consome entre 120 a 150 kWh por mês quando utilizado uma vez por dia. A lavadora consome por mês 3,15 a 6,30 kWh quando usada duas vezes por semana. Para os dois eletrodomésticos a dica é a mesma: procure acumular roupa para lavar e secar tudo de uma única vez, reduzindo o uso dos aparelhos e o consumo de energia.

Evite banhos demorados!

Tente diminuir ao máximo tempo do banho. Dessa forma você não economiza somente energia, mas também água. Principalmente com a chegada do frio esta é uma dica muito importante, já que os chuveiros na maioria das vezes estão em modo inverno e por consequência acabam consumindo energia acima do normal.

Preste atenção na sua geladeira

Confira se a vedação da porta está perfeita e se você não está deixando ela aberta. Além disso crie o hábito de não deixar acumular grandes camadas de gelo, para melhorar a sua capacidade de refrigeração sem obrigá-la a gastar muita energia. Evite abrir e fechar o eletrodoméstico desnecessariamente e também não deixe a geladeira próxima a aparelhos que produzam calor, como o fogão por exemplo. Se for fazer uma viagem longa também é bom esvaziá-la e deixá-la desligada.

Troque suas lâmpadas

Se na sua casa as lâmpadas ainda são incandescentes, aquelas mais amareladas, então está na hora de trocá-las. As fluorescentes, além de gastarem menos energia ainda possuem uma maior durabilidade. Elas são mais caras, porém possuem um excelente custo-benefício. Evite também deixar as lâmpadas acesas durante o dia, aproveitando a iluminação natural. Teto e paredes pintados de branco e azulejos bem claros ajudam a refletir melhor a luz sem a necessidade de acender uma lâmpada.

Selo Procel

Outra maneira de economizar energia é comprar aparelhos elétricos identificados com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) que tem por finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia. Os produtos que apresentam notas A, ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia do que as que indicam notas D ou E.

Aproveite todas essas sugestões e evite o desperdício. Assim você contribui para um mundo melhor e ainda pode investir o seu dinheiro com sua casa ou família!