26 abr 2016

Danos a equipamentos eletrônicos e à eletrodomésticos são muito comuns. Descargas elétricas e oscilações na rede elétrica são exemplos de causadores de danos, queima dos aparelhos, etc. De contrapartida, o reparo dos aparelhos eletrônicos costuma ser muito caro, tanto pela mão de obra especializada quanto pelas peças que em geral tem um valor elevado, o mesmo se torna mais alto pelo fator de lucro da assistência, mas existem precauções que podem ser tomadas para evitar esses danos.

Primeiramente, porque os aparelhos queimam?

Existem diversos fatores causadores dos danos nos aparelhos eletrônicos. Descargas elétricas, oscilações no sinal, mal contato de fios, oxidação em componentes dos aparelhos, fuga de corrente e etc. No caso do raio, quando atinge a rede, percorre toda sua extensão ate encontrar um aterramento, onde será descarregado. Aí mora o perigo, se por assim dizer, essa descarga de energia vai percorrendo a rede, devastando tudo que vem pela frente ate ser descarregada na terra. No caso de quedas de tensão o problema principal não seria exatamente o corte momentâneo na tensão, mas sim o retorno da mesma que vem com uma potencia muito elevada, assim aumentando bruscamente a tensão. Outro causador de danos que, inclusive, é mais comum que imaginamos é o mal cálculo de disjuntores.

Como evitar os danos elétricos?

O mais comum, e que provavelmente já aconteceu com todo mundo, é ligar um aparelho 110 volts em uma rede de tensão 220 volts, então, é necessária a devida atenção ao ligar os aparelhos. No caso de oscilações de energia, queda, sobretensão, ruído na linha, etc, existe uma prevenção, que seria a instalação de um aparelho chamado no-break, que filtra a energia elétrica, fornecendo assim uma energia de qualidade e sem ruídos aos aparelhos ligados nele. As quedas de tensão excessivas também podem estar sendo causadas pela má instalação elétrica e dos disjuntores, então fazer uma análise no sistema elétrico da casa seria uma boa opção de prevenção. O no-break também possui baterias, assim, caso a energia caia, ele seria uma reserva de energia, mantendo o aparelho ligado, podendo evitar danos causados pela interrompimento abrupto de energia. Caso hajam chuvas com raios e/ou se percebe uma oscilação perceptível na energia elétrica, e não se tenha certeza da eficiência do para-raio instalado na residência o mais aconselhável seria desligar todos os aparelhos eletrônicos da residencia até a chuva passar. Os danos também podem ser causados por oxidação no sistema eletrônico, nesse caso não existe uma prevenção, o melhor a se fazer seria levar a um técnico especializado.