10 fev 2017

Um projeto elétrico visa a previsão de uma instalação elétrica. É através dele que são determinados os pontos de utilização da energia elétrica, trajeto dos condutores, divisão de circuitos, entrada de energia, disjuntores adequados e seção dos condutores e eletrodutos.

A vida se modernizou nos últimos 30 anos, internet, computador, celular e e-mail se tornaram cotidianos. Em uma casa, muitas coisas são modificadas constantemente, dificilmente as pessoas utilizam a mesma cama, mesa ou cadeira por mais de 10 anos. Por que o mesmo não ocorre com os fios condutores de energia?

Com o passar dos anos os fios que conduzem energia envelhecem e estes tornam-se maus condutores. Isso resulta num aumento do desperdício de energia, pois os fios esquentam dissipando a corrente em forma de calor. Os fios também sofrem oxidação, seu isolamento (que é sua proteção) diminui e a corrente que passa por eles aumenta, desgastando-os. Ao esquentarem podem derreter a capa de proteção, deixando os fios do circuito expostos ao encontro de dois fios, o que produz um curto-circuito.

Segundo a norma vigente é necessário no mínimo uma inspeção ou vistoria de uma instalação a cada 10 anos, mas infelizmente encontramos casos no dia a dia de instalações com 15 anos ou mais, e que “aparentemente” estão funcionando normalmente. Há muitos casos que o cliente não vê necessidade de intervenção. E isso é um erro gravíssimo. Não é por acaso que ocorrências de curto circuito foram responsáveis por cerca de 441 incêndios no Brasil durante o ano de 2015, segundo dados levantados pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), os quais 7 foram em Florianópolis.

Para saber se uma residência necessita de um retrofit, ou seja, uma atualização de uma instalação elétrica antiga que provavelmente não oferece segurança aos usuários, é importante notar se os disjuntores costumam cair, se as lâmpadas piscam involuntariamente ou se nos últimos anos equipamentos com potência elevada, como por exemplo: ar condicionado e motores foram instalados.