03 nov 2016

Atualmente vivemos cercados de equipamentos tecnológicos que auxiliam nossas vidas de inúmeras maneiras. Tudo o que é usado no nosso dia a dia surgiu de uma ideia, esta foi formulada com detalhes e transformada em produto.

Este produto, que provém da ideia inicial dita anteriormente, não está pronto para uso imediato e precisa ser aperfeiçoado. Esse primeiro produto criado é o que chamamos de protótipo.

O ciclo, que envolve a ideia inicial até a finalização do produto, é chamado de prototipagem, o qual ajuda o engenheiro a desenvolver aplicações.  Veja no infográfico abaixo as fases da prototipagem.

É muito comum se descartar a primeira versão de qualquer protótipo desenvolvido. Então é recomendado que a primeira versão do protótipo seja elaborada de modo barato e fácil de modificar, possuindo um melhor custo benefício.

EXISTEM OS SEGUINTES MODELOS DE PROTÓTOPO

  • Computacional: mostra a interação homem-máquina, facilitando a compreensão de sua funcionalidade. Por exemplo, caso deseje construir um cruzamento com semáforos é necessário que primeiro se estude a interação entre os mesmos para que sejam evitados acidentes devido à má sincronização. A prototipagem pode auxiliar esta etapa desenvolvendo um programa que simule a concomitância entre eles. Um outro exemplo é a criação de um aplicativo de celular para automatizar uma residência, da mesma forma do semáforo é criado um programa que simula as funcionalidades do aplicativo.

oii

  • Que implementa uma função necessária: não tem foco na interação homem-máquina, visa apenas em montar ou regular a função necessária de um produto. Como por exemplo, simular os circuitos de uma residência antes de serem montados para verificar seu funcionamento.

São muitas as vantagens que se adquire no desenvolvimento de um protótipo. O cliente pode ter uma visão do sistema em um curto espaço de tempo, podendo testar e avaliar o mesmo. Ele também consegue ter uma visão do produto pronto antes de sua formação final, o que diminui as incertezas de sucesso durante a realização do protótipo porque a maioria dos problemas são detectados antes do lançamento do produto, gerando sinais visíveis de progresso em pouco tempo.

A prototipagem se mostra cada vez mais importante no desenvolvimento tecnológico ajudando na fabricação de novos produtos, atendendo cada vez mais a demanda por modernidade do mercado mundial contemporâneo.