31 maio 2016

Enquanto você toma um banho e observa o tanto de água (boa parte limpa) que vai para o ralo, uma dúvida pode ter passado pela sua cabeça: qual chuveiro é mais econômico e sustentável?

 

O CIRRA (Centro Internacional de Referência em Reuso de Água) fez uma pesquisa durante três meses com o objetivo de descobrir qual tipo de chuveiro proporciona um banho mais econômico onde cada voluntário tomava um banho de oito minutos, gastando em média 32 litros de água e acabou revelando que o chuveiro elétrico e o sistema híbrido (que utiliza coletores solares de baixo custo com chuveiro elétrico na ponta) são as opções mais econômicas que banhos aquecidos por coletores solares, a gás ou boiler elétrico, quando levado em consideração o gasto com energia elétrica ou gás e água.

imagem1

Um dos principais fatores que fazem essa equação pender para o lado do chuveiro elétrico é a economia no consumo de água, uma das commodities mais valiosas nos dias atuais. De acordo com o estudo, o chuveiro elétrico apresentou um consumo de 4 litros de água por minuto contra 8,7 litros do solar (consumo 118% maior), 9,1 do sistema a gás (+128%) e 8,4 do boiler elétrico (+110%). O sistema híbrido (solar com chuveiro elétrico), mais uma vez, apresentou um desempenho semelhante ao chuveiro elétrico, com gasto de 4,1 litros de água por minuto.

 

Outro dado apontado pelo estudo diz respeito à água que é perdida no início de cada banho até se atingir a temperatura ideal. No caso do chuveiro elétrico, o desperdício de água é igual a zero, enquanto no sistema solar ou boiler a perda é de 5 litros e no aquecedor a gás, a perda é de 4,5 litros.

imagem2
Em relação ao custo de aquisição e instalação dos aparelhos, todos os sistemas apresentaram valor significativamente maior em relação ao chuveiro elétrico. No caso do sistema solar o acréscimo chega a quase 13%. Portanto se deseja algo mais econômico, fique com o bom e velho chuveiro elétrico, porém, dependendo do consumo de energia elétrica ao longo do tempo, pode compensar a instalação de um sistema a gás ou solar.